quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Livro de Cabeceira I


Ilha das Trevas de José Rodrigues dos Santos

É o primeiro romance de José Rodrigues dos Santos, mas está muito bem conseguido. Sou um pouco suspeita quando comento este livro, pois tudo o que relate história me fascina. O autor conseguiu relatar, de uma forma excepcional, a história da independência de Timor Leste com a história de Paulino da Silva. Paulino da Silva é um timorense que, tal como toda a população de Timor sofreu com a inesperada invasão dos soldados Indonésios. Paulino recorda os massacres, as violações dos direitos humanos, a fome, a miséria e a desgraça provocada pelos nangalas(soldados indonésios) que levou à morte de mais de 200 mil timorenses. Tal como o autor afirma, "A história de Paulino é, afinal, a história dos timorenses anónimos".

Aconselho vivamente a leitura, apesar de ser um livro extenso, vale a pena ver o que o ser humano é capaz de fazer só para saciar os seus interesses...


Citação favorita

"A voz calou-se, o recinto de Tacitolo mergulhou na escuridão, fez-se silêncio e dezenas de pessoas de túnica branca pisaram a arena, cada uma com uma vela, cada vela por um morto, todas a convergir para o centro em levas sucessivas, em filas de gente e de velas, vaga atrás de vaga, lado a lado, filas a juntarem-se a filas, as mãos no peito com uma vela em frente, mãos em concha a protegerem as chamas amarelas da leva brisa que descia das montanhas."

Sem comentários:

Enviar um comentário