sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma sala de aula

O terceiro lar de um estudante é a sala de aula. como é obvio, o primeiro lar é a sua própria casa e o segundo é o cafézinho onde se encontra com o seu círculo de amigos.
Possivelmente, a sala de aula é o lugar mais aborrecido, stressante, "secante" e desinteressante de todo o recinto escolar, mas com Bolonha não há outra saída.
Uma divisão com paredes brancas, um quadro, um projector, mesas e cadeiras é um espaço didáctico? Seria tão bom poder aprender ao ar livre...seria tudo muito mais produtivo. ver o movimento das árvores, ouvir o chilreae dos pássaros, distinguir todos os ruídos mundanos...é tão enriquecedor. Podemos ler milhentos livros, ver centenas de imagens e ouvir dezenas de sons mas nunca iremos aprender e percepcionar verdadeiramente o que nos rodeia.
Quantas pessoas já pisaram este passeio? Quantas já tocaram nesta árvore? Quantas já ouviram o miar deste gato? Quantas já sentiram o cheiro subtil destas margaridas? Quantas já viram a àgua a correr neste riacho? Isto sim, é curioso! Isto sim, é vontade de aprender! Isto sim, é produtivo! Para quê queimar pestanas com livros, enciclopédias e bíblias?
De que nos serve aprender filosofias, correntes de pensamento, estudos científicos e regras gramaticais de não conhecemos o que nos rodeia?




(resultado de um aula de MI)

3 comentários:

Anónimo disse...

MI faz com q pensemos em tudo menos no que a prof ta a dizer!=)

sim, era bom aprender ao ar livre, ainda por cima este tempo parece q chama...

beijinho

Marília Freitas disse...

"o primeiro lar é a sua própria casa e o segundo é o cafézinho onde se encontra com o seu círculo de amigos"

Por mim tinhamos aulas no FreeTime xD
Tenho dito!

R disse...

Muita razão... e como disse a Sara, a MI é que era! Aquelas duas horas desesperantes lá fora eram bem mais interessantes! :P
**

Enviar um comentário