domingo, 1 de novembro de 2009

I Jornadas Obciber


O Núcleo de Investigação de Ciberjornalismo do Porto promove as primeiras Jornadas Obciber no dia 4 de Dezembro deste ano.

O Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação do Porto, CETAC media, promove as Jornadas do Núcleo de Investigação de Ciberjornalismo.

As Jornadas Obciber contam com a presença de dois conferencistas e integram também a segunda edição da Entrega de Prémios de Ciberjornalismo. Os ciberjornalistas António Granado e Javier Díaz Noci vão apresentar duas conferências durante as Jornadas.

As Jornadas Obciber iniciam-se às 10 horas e terminam às 18:30 horas do dia 4 de Dezembro. A entrada é gratuita para todos aqueles que queiram conhecer o panorama nacional e internacional do ciberjornalismo. O CETAC media vai também expor os resultados de 2009 do estudo anual sobre o aproveitamento dos sites noticiosos portugueses.

António Granado, editor do jornal Público Online,( irá apresentar a sua visão acerca das “10 coisas que as Universidades devem fazer para melhorar o ensino do Jornalismo”.

Javier Díaz Noci, co-autor do livro “Manual de Redaccion ciberperiodística” vai debater as tendências de investigação no ciberjornalismo.

A candidatura para a segunda edição da Entrega de Prémios de Ciberjornalismo termina a 31 de Outubro. Apenas jornalistas com carteira profissional ou sites noticiosos portugueses podem concorrer para as categorias de Excelência Geral em Ciberjornalismo, Breaking News, Reportagem Multimédia, Videojornalismo e Infografia Digital. Na categoria Ciberjornalismo Académico, apenas podem participar sites noticiosos académicos ou estudantes de Ciências da Comunicação. Veja aqui os resultados da primeira edição da Entrega de Prémios.

A segunda edição das Jornadas Obciber apenas será em 2011. Porém, o II Congresso Internacional de Ciberjornalismo deverá realizar-se no próximo ano, sendo a sua data anunciada nas Jornadas Obciber. O CETAC media irá realizar todos os anos o Congresso Internacional de Ciberjornalismo e apenas de dois em dois anos irá promover as Jornadas Obciber.

Mariana Catarino

Sem comentários:

Enviar um comentário