segunda-feira, 29 de março de 2010

Livro de Cabeceira VI



"-Sabes? Há um mito antigo em que o amor de um casal de apaixonados consegue mover a terra. É de um rapaz e uma rapariga que gostam imenso um do outro, mas acontece alguma coisa, não sei bem o quê, e têm de se separar. Acho que o pai e os irmãos dela se metem entre eles.
- E o que aconteceu depois?
- Separam-nos e levam-no para uma ilha a que é impossível chegar, mesmo de barco. Mas o amor dele é muito forte, de tal maneira que a ilha, que está a muitíssimos quilómetros do continente, começa a aproximar-se desde até que, no fim, fica colada a ele. O amor deles os dois fez com que a ilha se movesse.
(...)
-Na antiguidade as pessoas acreditavam que o poder de uma pessoa que pensa noutra é incrivelmente forte, não te parece? - continuei. - Tão forte que consegue mover uma ilha. De certeza que houve um tempo em que as pessoas consideravam essa força como algo normal ou em que até elas mesmas a sentiam. Mas chegou a altura em que o homem deixou de usar esta força que tinha no seu interior."

Um Grito de Amor desde o Centro do Mundo, Kyoichi Katayama

domingo, 28 de março de 2010

Jornalices!

Uma crónica tem que ser como a saia de uma mulher: suficientemente curta para chamar à atenção e suficientemente comprida para tapar todo o tema.

sábado, 27 de março de 2010

Cortinas abrem-se para o "Primeira Fila"

Um título tão populuxo remete-nos a pensar que vem aí uma pirosada ao estilo do jornalismo tviziano.
O Primeira Fila é um projecto inovador de alunas de Jornalismo da UP. Jovens interessadas pela cultura e pelo mundo do espectáculo decidiram aproveitar o seu interesse para exercer a sua verdadeira paixão: o jornalismo. A Marília, como futura profissional de multimedia, aproveita o projecto para treinar o soundboot, o audition, os gravadores, os microfones e a escrita. =)
O Primeira Fila é constituído por um blog que inclui textos diários acerca de eventos culturais do Grande Porto e por um programa de rádio quinzenal. O programa radiofónico do Primeira Fila é exibido no Jornalismo Porto Rádio, sendo actualizado de quinze em quinze dias.
O primeiro programa do Primeira Fila já saiu! E o blog já conta com 14 publicações. Vê aqui o primeiro programa do Primeira Fila dedica ao Dia Mundial do Teatro.

Desfruta! *)

domingo, 21 de março de 2010

"Não acho que o ser humano seja pacífico. Penso que não evolui desde a idade da pedra e que o verniz social que nos protege da selvajaria é inquietantemente ténue, está sempre prestes a estalar. Ponha quatro pessoas dentro de um elevador que se avaria de repente e elas ficam doidas. Basta haver pânico e toda a gente se espezinha. Observe crianças a brincar na areia: não têm alternativa, batem umas nas outras para ficarem com um objecto na mão."

Yasmina Reza

sábado, 13 de março de 2010

De cinto para garrote!

"É falso que o Programa de Estabilidade e Crescimento obrigue uma parte significativa dos portugueses a apertar o cinto. E é falso sobretudo na medida em que aquilo que os portugueses têm à cintura já não é um cinto há algum tempo: é um garrote. O que vai ser preciso apertar agora é o garrote."

Ricardo Araújo Pereira in Visão

sábado, 6 de março de 2010

"A qualidade da pessoa importa-me mais do que a qualidade das suas ideias ou opiniões."

Edgar Morin, Os meus demónios

segunda-feira, 1 de março de 2010

Livro de Cabeceira V

"Abrimos o tempo, uma fechada muralha. Atravessamos uma clareira. O que é, é muitas vezes um fantasma, uma falha na imagem. Oscilamos sobre uma corda de tempo e avançamos sem olhar para baixo, o intervalo mínimo, o instante que foi agora. Quando não, caímos ou endoidecemos.

Foi tarde que descobri a crueldade. É uma forma de equilibrar a vida. Eu acreditei em coisas fabulosas. Que a humanidade era possível."

Pedro Paixão in Saudades de Nova Iorque